Área do Parceiro Área do Inquilino

O que é e como funciona o seguro garantia?

Criado em 21 de outubro de 2019

seggarantia

O que é o Seguro Garantia?

O seguro garantia é um tipo de seguro que tem como objetivo afirmar o cumprimento de obrigações assumidas por uma pessoa jurídica ou física. Essas obrigações podem ser relacionadas a serviços, fabricações, editais de concorrência pública, fornecimento e muitos outros.

A garantia pode ser contratada tanto por pequenas, médias ou grandes empresas e pessoas físicas que necessitam de garantia em contratos. Além disso, empresas que desejam participar de contratos de licitações, muitas vezes devem apresentar um seguro garantia para assegurar que o serviço ou produto contratado vai ser entregue.

Como funciona a garantia?

No seguro garantia, existem três papéis principais: o tomador, o segurado e a seguradora.

O tomador é aquele que fornecerá o bem ou serviço descrito no contrato. Portanto, será este também quem pagará o prêmio do seguro.

O segurado é quem está contratando o serviço e deseja ter a garantia de cumprimento. A seguradora, por fim, é quem operacionaliza essa ação.

Por exemplo, a empresa A que fabrica portas e janelas sob medida foi contratada pela construtora B para fornecer de materiais para prédios residenciais.

Contratando o seguro garantia, a tomadora e responsável pelo pagamento do seguro seria a empresa A, enquanto assegurada e protegida seria a empresa B. A seguradora entra como intermediadora deste processo.

Vantagens de contratar o seguro garantia

Com o seguro garantia, empresas públicas e privadas ganham mais velocidade em suas operações. Isso ocorre porque não precisam mais se preocupar com a falta da entrega daquilo que foi contratado. Veja abaixo as principais vantagens do seguro garantia para a sua empresa.

Seguro garantia é um serviço

Diferente do seguro fiança, o seguro garantia não compromete o limite de crédito e nem o capital de giro da sua empresa, já que ele entra no balanço patrimonial como um ativo e não um passivo.

Rapidez na emissão

Após a entrega dos documentos solicitados pela seguradora, o seguro garantia é emitido em horas. Já em outras modalidades semelhantes, esse prazo pode levar de sete a 15 dias.

Preço mais baixo

Diferente dos bancos, que oferecem a carta fiança, as seguradoras são especialistas em analisar e calcular riscos. Por isso, elas precificam o valor do seguro para a sua empresa de forma mais justa.

Proteção na medida certa

Outras modalidades como a carta de fiança, tem vigência anual e apresentam taxas para renovação. Já a vigência do seguro garantia acompanha o mesmo período o contrato. Isso significa custo reduzido e velocidade nas operações.

Independência nas operações

A contratação do seguro garantia não depende do seu relacionamento com a seguradora, mas sim do desempenho financeiro da empresa. Diferente dos bancos que oferecem seguro fiança, que levam em conta o mercado financeiro a reciprocidade.

Escolha as melhores coberturas

No seguro garantia, você tem liberdade para escolher as coberturas necessárias para proteger o contrato.

Quais são os tipos de Seguro Garantia?

Há diversos tipos de seguro garantia que variam conforme a necessidade da sua empresa. Conheça abaixo alguns deles.

Judicial

O seguro garantia judicial é utilizado em trâmites de processos judiciais quando o tomador precisa fazer um depósito em juízo em decisões ou acordos judiciais favoráveis ao segurado.

Licitante

Garante que a empresa vencedora da concorrência pública ou privada assine o contrato e entregue a obra com no valor e prazo estipulado.

Concessões

Garante indenizações no caso de prejuízos do não cumprimento da execução das etapas da concessão pelo tomador.

Imobiliário

Assegura a indenização ao comprador em casos de prejuízos decorrentes a quebra de contrato do construtor de imóvel, como uma obra não concluída.

Executante

Garante indenização devido preguiçosos decorrentes ao descumprimento de obrigações do tomador em contrato de prestação de serviços, fornecimento e construção.


Esse artigo ajudou você a entender melhor como funciona o seguro fiança? Nos envie uma mensagem através do contato!

 

Deixe um comentário

Desenvolvido com     pelo time Compagno

Escaneie o QR Code com seu celular para baixar o aplicativo

Escaneie o QR Code com seu celular para baixar o aplicativo