O seguro garantia é um tipo de seguro que tem como objetivo afirmar o cumprimento de obrigações assumidas por uma pessoa jurídica ou física. Essas obrigações podem ser relacionadas a serviços, fabricações, editais de concorrência pública, fornecimento e muitos outros.
A garantia pode ser contratada tanto por pequenas, médias ou grandes empresas e pessoas físicas que necessitam de garantia em contratos. Além disso, empresas que desejam participar de contratos de licitações, muitas vezes devem apresentar um seguro garantia para assegurar que o serviço ou produto contratado vai ser entregue.
No seguro garantia, existem três papéis principais: o tomador, o segurado e a seguradora.
O tomador é aquele que fornecerá o bem ou serviço descrito no contrato. Portanto, será este também quem pagará o prêmio do seguro.
O segurado é quem está contratando o serviço e deseja ter a garantia de cumprimento. A seguradora, por fim, é quem operacionaliza essa ação.
Por exemplo, a empresa A que fabrica portas e janelas sob medida foi contratada pela construtora B para fornecer de materiais para prédios residenciais.
Contratando o seguro garantia, a tomadora e responsável pelo pagamento do seguro seria a empresa A, enquanto assegurada e protegida seria a empresa B. A seguradora entra como intermediadora deste processo.
Com o seguro garantia, empresas públicas e privadas ganham mais velocidade em suas operações. Isso ocorre porque não precisam mais se preocupar com a falta da entrega daquilo que foi contratado. Veja abaixo as principais vantagens do seguro garantia para a sua empresa.
Diferente do seguro fiança, o seguro garantia não compromete o limite de crédito e nem o capital de giro da sua empresa, já que ele entra no balanço patrimonial como um ativo e não um passivo.
Após a entrega dos documentos solicitados pela seguradora, o seguro garantia é emitido em horas. Já em outras modalidades semelhantes, esse prazo pode levar de sete a 15 dias.
Diferente dos bancos, que oferecem a carta fiança, as seguradoras são especialistas em analisar e calcular riscos. Por isso, elas precificam o valor do seguro para a sua empresa de forma mais justa.
Outras modalidades como a carta de fiança, tem vigência anual e apresentam taxas para renovação. Já a vigência do seguro garantia acompanha o mesmo período o contrato. Isso significa custo reduzido e velocidade nas operações.
A contratação do seguro garantia não depende do seu relacionamento com a seguradora, mas sim do desempenho financeiro da empresa. Diferente dos bancos que oferecem seguro fiança, que levam em conta o mercado financeiro a reciprocidade.
No seguro garantia, você tem liberdade para escolher as coberturas necessárias para proteger o contrato.
Há diversos tipos de seguro garantia que variam conforme a necessidade da sua empresa. Conheça abaixo alguns deles.
O seguro garantia judicial é utilizado em trâmites de processos judiciais quando o tomador precisa fazer um depósito em juízo em decisões ou acordos judiciais favoráveis ao segurado.
Garante que a empresa vencedora da concorrência pública ou privada assine o contrato e entregue a obra com no valor e prazo estipulado.
Garante indenizações no caso de prejuízos do não cumprimento da execução das etapas da concessão pelo tomador.
Assegura a indenização ao comprador em casos de prejuízos decorrentes a quebra de contrato do construtor de imóvel, como uma obra não concluída.
Garante indenização devido preguiçosos decorrentes ao descumprimento de obrigações do tomador em contrato de prestação de serviços, fornecimento e construção.
Esse artigo ajudou você a entender melhor como funciona o seguro fiança? Nos envie uma mensagem através do contato!